TURMA DO FABINHO

FAB lança desenho animado em homenagem a Santos Dumont

Edição Especial da Turma do Fabinho conta sobre a vida, obra e valores do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 12/07/2023 15:31
Imprimir
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Edição: Agência Força Aérea

Um grupo de talentosos integrantes infantis da Oficina de Atores de Brasília esteve no estúdio da Rádio Força Aérea FM, em Brasília (DF), para gravar as novas interpretações da edição especial da Turma do Fabinho em homenagem aos 150 Anos de Nascimento de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica. A experiência proporcionou aos jovens artistas uma imersão no mundo do rádio, permitindo que eles explorassem suas habilidades de interpretação de uma forma completamente diferente.

Com idades entre 8 e 12 anos, os atores demonstraram uma paixão e dedicação surpreendentes pelas artes cênicas, o que os levou a embarcar nesta aventura que foi interpretar os personagens que compõem as histórias da Turma do Fabinho.

Interpretando o personagem “Fabinho”, Victor Cavalcante, de 10 anos, conta que a experiência foi muito desafiadora, principalmente pelo fato de dar voz ao personagem principal do desenho. “Foi muito legal fazer o Fabinho! A história de Santos Dumont é muito legal e eu pude aprender ao interpretar o personagem!”, disse.

Com o papel de Dumont, o “Dumonzinho”, Davi Raulino Silva, 12 anos, revela que, em um primeiro momento ficou apreensivo, mas logo se familiarizou e se encantou com a história do Pai da Aviação. “Estou muito feliz em interpretar o Santos Dumont! É um orgulho!”, contou.

A Diretora da Oficina de Atores Brasília, Barbara Zorzo Mandarino, responsável pela seleção dos atores, falou sobre a experiência de gravação na Rádio Força Aérea FM e sobre como foi treinar os atores para interpretar os personagens do desenho animado da FAB. "Foi uma oportunidade maravilhosa para os jovens atores se envolverem em um novo formato artístico. Esse tipo de interpretação, como a narração de audiolivro, exige que os artistas se concentrem em suas vozes e na capacidade de transmitir emoções apenas por meio da voz. Foi incrível vê-los explorar também essa forma de atuação”, relatou.

 

A Turma do Fabinho

Desde 2010, a Turma do Fabinho, um projeto desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB), tem encantado crianças ao apresentar o mundo da aviação de forma divertida e cativante. Inicialmente, a Turma do Fabinho foi criada para histórias em quadrinhos, mas, com o avanço da tecnologia e dos canais de comunicação, as aventuras da Turma agora são contadas em desenhos animados e até audiobooks. O Sargento Maclaudio Gomes Pereira, desenhista no setor de Publicidade e Propaganda do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) e idealizador do projeto, ficou encarregado por criar um traço moderno e dar vida aos personagens.

Para esse episódio especial, o Sargento M. Gomes inspirou-se no heroísmo de Santos Dumont e na sua superação. “Eu procurei trazer um pouco da vida, da obra e dos valores de Santos Dumont de uma forma lúdica por meio da revista em quadrinhos e, agora, também com o curta animado. Espero que seja algo que as crianças possam não só ler, mas também assistir a essa história magnífica e se inspirar nesse brasileiro que, por décadas vem nos enchendo de orgulho! A cada dia que passa, descobrimos mais e mais de seus grandiosos feitos”, destacou.

Oficina de Atores Brasília

A Oficina tem como principal foco a formação e capacitação de atores com cursos de teatro e atuação para cinema e TV. Nas atividades alusivas aos 150 Anos de Nascimento de Alberto Santos Dumont, a empresa atua na orientação de atores e também de militares que participam dos eventos alusivos à data, recriando, assim, vestimentas, trejeitos e costumes da época que remetem ao Pai da Aviação. "Para nós, é uma experiência incrível poder contribuir com a FAB para homenagear Alberto Santos Dumont. Um gênio que fez história no Brasil e no mundo com sua perseverança e admirável altruísmo. Sou eternamente grata à FAB por confiar a nós essa missão enriquecedora", conclui Barbara Zorzo.

Clique aqui e assista ao Desenho "Turma do Fabinho - Especial Santos Dumont 150 anos".

Acesse aqui a página especial da Turma do Fabinho com diversos conteúdos infantis.

Saiba mais sobre a Oficina de Atores de Brasília.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER

Produção: Sargento M. Gomes/  CECOMSAER